Ismália
Alphonsus de Guimaraens
Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar...
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar...
E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar...
Estava perto do céu,
Estava longe do mar...
E como um anjo pendeu
As asas para voar...
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar...
As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par...
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar...
Amo este poema!
ResponderExcluirEu também acho ele lindo demais. A profundeza dessa relação entre a razão e a loucura, a liberdade e o aprisionamento é indescritível, só a poesia pra falar assim.
ResponderExcluirEmocionado encontro este belo poema que meu pai recitava para mim toda noite, parabens pelo seu belíssimo blog, fernando P. cunha lima academia de medicina pb.
ExcluirDesde criança quando via esse poema em livros de literatura ja gostava, acho tão lindo a forma que descrevem ismália.
ResponderExcluirmuito lindo msm!
Meus Deus eu amo esse poema, lia ele quando tinha 13 anos, no auge da minha quase loucura e depressão não visível aos olhos, mas real ao coração. Perfeito.
ResponderExcluirFilha dfa puta
Excluiraodoroooooooooooo esse poema vou fazer 15 anos e já li varias cronicas, poemas... mas nada tão profundo como esse!!!
ResponderExcluirAdoro este poema!
ResponderExcluirEle tem um ar tão profundo que até nos faz parar para refletir um pouco!
Perfeito!
Adorei o seu blog!
*-*
Tenho 33 anos. Li este poema numa parede da estação Paraíso cá em São Paulo. Acho bonito, mas não entendo. Imagina se lesse com 13 anos como alguns aqui. Me sinto ignorante.
ResponderExcluirEu li esse poema com uns 13 anos também na época da escola, esse poema tem uma mulher que está pronta para o suicídio , então ela olha o céu e olha o mar, ela então pula para a lua porém desce ao mar . Esse poema é sobre o suidicio de esmalia, pelo oque eu me lembro esse autor fez esse poema para uma moça que ele conhecia que cometeu suicídio. Mais acho que você já sabe disso depôs de tantos anos
ExcluirTenho 18 anos e li esse livro pela primeira vez com uns 9, 10 anos, não sei ao certo, e nossa como procurei por ele. Ele me marcou bastante, nessa fase passava por depressão.
ResponderExcluirGilsa Elaine! Também gosto muito de poesia,obrigado por ter transcrito.
ResponderExcluiremocionado com o poema que meu pai recitava para mim parabens pelo blog fernando cunha lima academia de medicina da paraíba
ResponderExcluirEmbora que, o final seja trágico, eu gosto desse poema é bem profundo. Li a primeira vez na aula de literatura do segundo ano. O poema que mais me chamou a atenção.
ResponderExcluir