Chuva, suor e cerveja
Caetano Veloso
Não se perca de mim
Não se esqueça de mim
Não desapareça
A chuva tá caindo
E quando a chuva começa
Eu acabo de perder a cabeça
Não saia do meu lado
Segure o meu pierrot molhado
E vamos embolar
Ladeira abaixo
Acho que a chuva
Ajuda a gente a se ver
Venha, veja, deixa
Beija, seja
O que Deus quiser...
A gente se embala
Se embora se embola
Só pára na porta da igreja
A gente se olha
Se beija se molha
De chuva, suor e cerveja...
adorei essa musica pois eu a acho bem "a car do brasil" e ela é bem ritmada .
ResponderExcluirO ritmo dessa musica é ótimo, contagia todo mundo, e é ótimo de se dançar!
ResponderExcluirSamba, Samba! Ótimo ritmo, fácil de dançar, contagiante, ritmo cultural! Ele se faz presente nas palavras!!
Só de ouvir a letra, podemos sentir o ritmo que ela traz e ao ouvir a música, já ficamos com vontade de dançar! O título é muito interessante pois já nos traz o clima de festa, assim como a música "Samba de Verão" também de Caetano Veloso.
ResponderExcluirAdorei essa música, só de ouvir a leitura a gente já se anima, imagina a música com os instrumentos tocando e Caetano Veloso cantando, ai é que o ritmo se torna mais contagiante ainda. Nos dá a impressão que é um samba, embora seja frevo, mas, mesmo assim libera as nossas energias, nos fazendo suar, como o próprio nome da canção já diz.
ResponderExcluirTaiane 9º F
A canção é muito interessante! O ritmo da música acompanha perfeitamente as palavras do cantor. Os intrumentos utilizados são aqueles exigidos para o samba, entretanto a imagem retratada pelo cantor é que a canção ocorre em Olinda, cidade conhecida por sediar o frevo.
ResponderExcluirLeonilson, 9º E
a canção é muita interessante o som de s na letra da música faz pensar no som da chuva e as partes de trava lingua na música faz imaginar ele agarrado com ela se beijando na chuva.
ResponderExcluira canção é bem interesante a assoanancia faz imaginar o local da musica ou seja na chuva, os instrumentos são os mesmos usados no samba pois mas a imagem que o autor retrata é em olinda dançando o frevo.
ResponderExcluirEssa música é bastante agitada. Ela possui um ritmo contagiante que está sempre presente na letra da música e parece ser um samba, mas é um frevo.
ResponderExcluirSelma Villarim 9ºano D-
ResponderExcluirgostei mais de ouvir a música do que lê-la,fica notável o som do s(a assonância).E a música é boa para dançar,tem um som muito legal.
essa música tem um ritmo bem contagiante que combina com o tema carnaval,adorei a letra e a melodia ,muito bom.
ResponderExcluirAdriane -9 ANO D-GEO TAMBAU
Villany Maria 9 ano E
ResponderExcluirEu gostei da música, só de ler já nos faz rir. A minha primeira reação foi que ela era engraçada, mas depois achei interessante por causa da rima espontânea e da aliteração que se funde com o ritmo contagiante. Primeiro eu pensei que fosse frevo (até por causa da imagem), mas depois de muito pensar, vi que era samba.
Elizabeth Maria 9 ano E
ResponderExcluirA letra se refere ao frevo de Olinda, mesmo os instrumentos sendo do samba o que é contraditório. Para dar ritmo Caetano não usa apenas os instrumentos como também a rima, a aliteração e a sonância, o interresante é que ele escolheu bem as palavras para que desse a entender o barulho de chuva na leitura. O samba é nossa identidade cultural.
Hermano José Rolim 9° ano F
ResponderExcluirAchei a música interessante,pois instiga a dança, devido as suas aliterações que configuram e fomentam um ritmo contagiante,características de um samba autenticamente brasileiro.
Essa música mostra quão bom Caetano é, quando se trata de ritmar e rimar uma música. Os instrumentos são importantes no ritmo da música, mas mesmo sem eles o ritmo se marca presente na letra.
ResponderExcluirA CANÇÃO É REALMENTE MUITO BEM FEITA! A PRIMEIRA VISTA ACHEI QUE A MÚSICA ERA UM SIMPLES FREVO, MAS DEPOIS DE OUVI-LA EM SALA PERCEBI SUA PERFEIÇÃO. ELA NÃO FICA PRESA SIMPLESMENTE NO RITMO, MAS TAMBÉM NA RIMA DEIXANDO A MÚSICA IMPECÁVEL. O QUE MAIS ME IMPRESSIONOU NA MÚSICA FOI QUE ALÉM DE DAR IMPORTÂNCIA A RIMA, CAETANO AINDA SE PREOCUPOU EM COLOCAR PALAVRAS QUE FIZESSEM O SOM DA CHUVA. UMA MUSICA COMPLETA!
ResponderExcluirCAIO ROMMEL F. FRANÇA -9ºE
É verdade, galera. O ritmo é muito gostoso, mas é frevo mesmo. Acho que o título Samba foi por causa da sugestão sonora com suor e cerveja. Deve haver outras razões, vamos descobrir?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiro ritmo dessa musica é bem excitante, o que mostra como ele consegue preparar suas letras,fazendo com que o ritmo esteja de acordo com a musica,e também com os acontecimentos de sua vida como muitos falaram, essa musica é um frevo onde pode ser considerado samba pois é composto por pequenas frases melódicas, a qual mostra a alegria do musico!
ResponderExcluirRAISSA SOARES E LAÍS SCHULER - 9º A
Aparentemente essa música dá a ideia do frevo, pois ela é muito agitada e contagiante, mas quando escutamos pela segunda ou terceira vez, podemos perceber o samba, por conta do seu ritmo a até por suas repetições, como:
ResponderExcluirVenha, veja, deixa
Beija, seja
O que Deus quiser...
NATHÁLIA AZEVEDO - 9° ANO A
Realmente o Caetano conseguiu fazer um belo ritmo,a letra é sensacional,da uma ideia de frevo,quando falamos em frevo nos lembramos logo de carnaval.Enfim foi algo muito bem composto pelo Caetano.
ResponderExcluirIgor Pessoa-9ºA
Gustavo 9ºano F
ResponderExcluirA música traz com ela a alegria que é própia do Frevo.A bela composição rica em
assonâncias junto com o ritmo embalado pela voz de Caetano,torna a canção um convite irresistível à dança.
Essa composição do poeta e contor Caetano Veloso tem uma enorme participação na cultura do Brasil, pois, conta como é o frevo de Olinda, uma das maiores culturas do pernambuco, se não a maior.
ResponderExcluir9º ano F
nao gostei, achei chato
ResponderExcluirnao gostei, achei chato 2
ResponderExcluirA letra que caetano compôs foi bem interessante,já que passa ao leitor e ao ouvinte uma sensação de estar no proprio carnaval.Adorei a letra e amei ainda mais quando ouvi a música,porque o ritmo é muito contagiante.
ResponderExcluirVanessa Queiroga -9 ano D
eu nao vou aceitar esse convite...
ResponderExcluirachei tudo chato
ResponderExcluirVamos conversar sobre o que achamos chato na canção? Gostaria de saber a opinião de vocês.
ResponderExcluirUm abraço aos anônimos e obrigada pela participação, todas as opiniões são válidas.
O ritmo da música não se dá apenas pelo toque dos instrumentos, o som das palavras também nos faz perceber isso. O jeito que Caetano rima as palavras também é muito interessante.
ResponderExcluirAllana Dutra, 9ºano C
O ritmo e bom , so pelas e pelas figura você diria que e uma música alegre e agitada. Também o nome "Chuva, suor e cerveja.
ResponderExcluirO Caetano também pega tudo que acha e faz rimas , poemas , etc... com tanta perfeição que pareçe que durou anos para ser feita. ;D
Felipe Nilson Santiago , 9º ano E ... d:)
So pelas figuras* :D
ResponderExcluirO ritmo e bom , so pela figura você diria que e uma música alegre e agitada. Também o nome "Chuva, suor e cerveja".
ResponderExcluirO Caetano também pega tudo que acha e faz rimas , poemas , etc... com tanta perfeição que pareçe que durou anos para ser feita. ;D
Felipe Santiago e Diego Arcangelo ,
9º ano E ... d:)
Msm comentário porque tava sem nick professora. mais e o mesmo!
ResponderExcluirCarolina Leitão, 9ºC
ResponderExcluira canção tem uma melodia que leva você à viajar para o mundo em que o cantor Caetano Veloso está falando. Ela envolve os ouvintes de uma forma que você aprecia o chiado da chuva pelo jeito a letra está escrita junto com o ritmo que deixa tudo mais contagiante.
Juliam Leite, 9º ano C
ResponderExcluira canção é muito boa, e o ritmo contrubui também para que você entenda a menssagem que Caetano Veloso quer passar ao escolher o chiado como forma de marcar o barulho da chuva.
Abraço
Karolyne estrela 9 ano C
ResponderExcluirgilsa adorei, a aula sobre samba ficou otimo, a musica com relaçao a imitar os chiados e a chuva sei lá ficou legal, e tipo caetano veloso é muito massa e essa música dele ta muito haver com literatura e tal...
beijos
Muito bem, gente. Os comentários estão bem interessantes. Fico feliz de vocês terem percebido a exploração sonora da música. Além da chuva, que outros sons a gente pode perceber através da sonoridade das palavras?
ResponderExcluirUm abraço!
Gilsa, a aula com essa musica foi muito boa!
ResponderExcluirA musica com o ritmo de chuva e com as rimas são muito boas.
Abraços...
A música traz com ela a alegria que é própia do Frevo.A bela composição rica em
ResponderExcluirassonâncias junto com o ritmo embalado pela voz de Caetano,torna a canção um convite irresistível à dança.
odiei essa musica, achei muito chata
ResponderExcluirachei o ritmo dessa música esplendido adorei, é bem ritmada, e achei ela bem interessante também pois ela expressa com palavras uma emoção, inexplicável muito legal a música bela postagem
ResponderExcluirEssa cançao é realmente muito bem estruturada e é impressionante a forma com que Caetano utiliza as figuras de linguagem a favor do poema...tornando o agradavel aos ouvidos e muito bem ritmado.
ResponderExcluirNos faz se sentir na própia festa... incrível...
/o/
maria rafaela- 9ºano G