domingo, 9 de agosto de 2009

Um convite à dança

Frevo, de Carlos Magno
Chuva, suor e cerveja
Caetano Veloso

Não se perca de mim
Não se esqueça de mim
Não desapareça
A chuva tá caindo
E quando a chuva começa
Eu acabo de perder a cabeça
Não saia do meu lado
Segure o meu pierrot molhado
E vamos embolar
Ladeira abaixo
Acho que a chuva
Ajuda a gente a se ver
Venha, veja, deixa
Beija, seja
O que Deus quiser...

A gente se embala
Se embora se embola
Só pára na porta da igreja
A gente se olha
Se beija se molha
De chuva, suor e cerveja...

42 comentários:

  1. tataianne matos 9º ano f10 de agosto de 2009 às 09:58

    adorei essa musica pois eu a acho bem "a car do brasil" e ela é bem ritmada .

    ResponderExcluir
  2. O ritmo dessa musica é ótimo, contagia todo mundo, e é ótimo de se dançar!
    Samba, Samba! Ótimo ritmo, fácil de dançar, contagiante, ritmo cultural! Ele se faz presente nas palavras!!

    ResponderExcluir
  3. Só de ouvir a letra, podemos sentir o ritmo que ela traz e ao ouvir a música, já ficamos com vontade de dançar! O título é muito interessante pois já nos traz o clima de festa, assim como a música "Samba de Verão" também de Caetano Veloso.

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa música, só de ouvir a leitura a gente já se anima, imagina a música com os instrumentos tocando e Caetano Veloso cantando, ai é que o ritmo se torna mais contagiante ainda. Nos dá a impressão que é um samba, embora seja frevo, mas, mesmo assim libera as nossas energias, nos fazendo suar, como o próprio nome da canção já diz.

    Taiane 9º F

    ResponderExcluir
  5. A canção é muito interessante! O ritmo da música acompanha perfeitamente as palavras do cantor. Os intrumentos utilizados são aqueles exigidos para o samba, entretanto a imagem retratada pelo cantor é que a canção ocorre em Olinda, cidade conhecida por sediar o frevo.

    Leonilson, 9º E

    ResponderExcluir
  6. a canção é muita interessante o som de s na letra da música faz pensar no som da chuva e as partes de trava lingua na música faz imaginar ele agarrado com ela se beijando na chuva.

    ResponderExcluir
  7. a canção é bem interesante a assoanancia faz imaginar o local da musica ou seja na chuva, os instrumentos são os mesmos usados no samba pois mas a imagem que o autor retrata é em olinda dançando o frevo.

    ResponderExcluir
  8. Essa música é bastante agitada. Ela possui um ritmo contagiante que está sempre presente na letra da música e parece ser um samba, mas é um frevo.

    ResponderExcluir
  9. Selma Villarim 9ºano D-
    gostei mais de ouvir a música do que lê-la,fica notável o som do s(a assonância).E a música é boa para dançar,tem um som muito legal.

    ResponderExcluir
  10. essa música tem um ritmo bem contagiante que combina com o tema carnaval,adorei a letra e a melodia ,muito bom.

    Adriane -9 ANO D-GEO TAMBAU

    ResponderExcluir
  11. Villany Maria 9 ano E
    Eu gostei da música, só de ler já nos faz rir. A minha primeira reação foi que ela era engraçada, mas depois achei interessante por causa da rima espontânea e da aliteração que se funde com o ritmo contagiante. Primeiro eu pensei que fosse frevo (até por causa da imagem), mas depois de muito pensar, vi que era samba.

    ResponderExcluir
  12. Elizabeth Maria 9 ano E
    A letra se refere ao frevo de Olinda, mesmo os instrumentos sendo do samba o que é contraditório. Para dar ritmo Caetano não usa apenas os instrumentos como também a rima, a aliteração e a sonância, o interresante é que ele escolheu bem as palavras para que desse a entender o barulho de chuva na leitura. O samba é nossa identidade cultural.

    ResponderExcluir
  13. Hermano José Rolim 9° ano F
    Achei a música interessante,pois instiga a dança, devido as suas aliterações que configuram e fomentam um ritmo contagiante,características de um samba autenticamente brasileiro.

    ResponderExcluir
  14. Essa música mostra quão bom Caetano é, quando se trata de ritmar e rimar uma música. Os instrumentos são importantes no ritmo da música, mas mesmo sem eles o ritmo se marca presente na letra.

    ResponderExcluir
  15. A CANÇÃO É REALMENTE MUITO BEM FEITA! A PRIMEIRA VISTA ACHEI QUE A MÚSICA ERA UM SIMPLES FREVO, MAS DEPOIS DE OUVI-LA EM SALA PERCEBI SUA PERFEIÇÃO. ELA NÃO FICA PRESA SIMPLESMENTE NO RITMO, MAS TAMBÉM NA RIMA DEIXANDO A MÚSICA IMPECÁVEL. O QUE MAIS ME IMPRESSIONOU NA MÚSICA FOI QUE ALÉM DE DAR IMPORTÂNCIA A RIMA, CAETANO AINDA SE PREOCUPOU EM COLOCAR PALAVRAS QUE FIZESSEM O SOM DA CHUVA. UMA MUSICA COMPLETA!
    CAIO ROMMEL F. FRANÇA -9ºE

    ResponderExcluir
  16. É verdade, galera. O ritmo é muito gostoso, mas é frevo mesmo. Acho que o título Samba foi por causa da sugestão sonora com suor e cerveja. Deve haver outras razões, vamos descobrir?

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. o ritmo dessa musica é bem excitante, o que mostra como ele consegue preparar suas letras,fazendo com que o ritmo esteja de acordo com a musica,e também com os acontecimentos de sua vida como muitos falaram, essa musica é um frevo onde pode ser considerado samba pois é composto por pequenas frases melódicas, a qual mostra a alegria do musico!

    RAISSA SOARES E LAÍS SCHULER - 9º A

    ResponderExcluir
  19. Aparentemente essa música dá a ideia do frevo, pois ela é muito agitada e contagiante, mas quando escutamos pela segunda ou terceira vez, podemos perceber o samba, por conta do seu ritmo a até por suas repetições, como:
    Venha, veja, deixa
    Beija, seja
    O que Deus quiser...

    NATHÁLIA AZEVEDO - 9° ANO A

    ResponderExcluir
  20. Realmente o Caetano conseguiu fazer um belo ritmo,a letra é sensacional,da uma ideia de frevo,quando falamos em frevo nos lembramos logo de carnaval.Enfim foi algo muito bem composto pelo Caetano.

    Igor Pessoa-9ºA

    ResponderExcluir
  21. Gustavo 9ºano F

    A música traz com ela a alegria que é própia do Frevo.A bela composição rica em
    assonâncias junto com o ritmo embalado pela voz de Caetano,torna a canção um convite irresistível à dança.

    ResponderExcluir
  22. Essa composição do poeta e contor Caetano Veloso tem uma enorme participação na cultura do Brasil, pois, conta como é o frevo de Olinda, uma das maiores culturas do pernambuco, se não a maior.

    9º ano F

    ResponderExcluir
  23. nao gostei, achei chato

    ResponderExcluir
  24. nao gostei, achei chato 2

    ResponderExcluir
  25. A letra que caetano compôs foi bem interessante,já que passa ao leitor e ao ouvinte uma sensação de estar no proprio carnaval.Adorei a letra e amei ainda mais quando ouvi a música,porque o ritmo é muito contagiante.

    Vanessa Queiroga -9 ano D

    ResponderExcluir
  26. eu nao vou aceitar esse convite...

    ResponderExcluir
  27. Vamos conversar sobre o que achamos chato na canção? Gostaria de saber a opinião de vocês.
    Um abraço aos anônimos e obrigada pela participação, todas as opiniões são válidas.

    ResponderExcluir
  28. O ritmo da música não se dá apenas pelo toque dos instrumentos, o som das palavras também nos faz perceber isso. O jeito que Caetano rima as palavras também é muito interessante.

    Allana Dutra, 9ºano C

    ResponderExcluir
  29. O ritmo e bom , so pelas e pelas figura você diria que e uma música alegre e agitada. Também o nome "Chuva, suor e cerveja.
    O Caetano também pega tudo que acha e faz rimas , poemas , etc... com tanta perfeição que pareçe que durou anos para ser feita. ;D

    Felipe Nilson Santiago , 9º ano E ... d:)

    ResponderExcluir
  30. O ritmo e bom , so pela figura você diria que e uma música alegre e agitada. Também o nome "Chuva, suor e cerveja".
    O Caetano também pega tudo que acha e faz rimas , poemas , etc... com tanta perfeição que pareçe que durou anos para ser feita. ;D

    Felipe Santiago e Diego Arcangelo ,
    9º ano E ... d:)

    ResponderExcluir
  31. Msm comentário porque tava sem nick professora. mais e o mesmo!

    ResponderExcluir
  32. Carolina Leitão, 9ºC
    a canção tem uma melodia que leva você à viajar para o mundo em que o cantor Caetano Veloso está falando. Ela envolve os ouvintes de uma forma que você aprecia o chiado da chuva pelo jeito a letra está escrita junto com o ritmo que deixa tudo mais contagiante.

    ResponderExcluir
  33. Juliam Leite, 9º ano C
    a canção é muito boa, e o ritmo contrubui também para que você entenda a menssagem que Caetano Veloso quer passar ao escolher o chiado como forma de marcar o barulho da chuva.
    Abraço

    ResponderExcluir
  34. Karolyne estrela 9 ano C
    gilsa adorei, a aula sobre samba ficou otimo, a musica com relaçao a imitar os chiados e a chuva sei lá ficou legal, e tipo caetano veloso é muito massa e essa música dele ta muito haver com literatura e tal...
    beijos

    ResponderExcluir
  35. Muito bem, gente. Os comentários estão bem interessantes. Fico feliz de vocês terem percebido a exploração sonora da música. Além da chuva, que outros sons a gente pode perceber através da sonoridade das palavras?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  36. Gilsa, a aula com essa musica foi muito boa!
    A musica com o ritmo de chuva e com as rimas são muito boas.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  37. A música traz com ela a alegria que é própia do Frevo.A bela composição rica em
    assonâncias junto com o ritmo embalado pela voz de Caetano,torna a canção um convite irresistível à dança.

    ResponderExcluir
  38. odiei essa musica, achei muito chata

    ResponderExcluir
  39. achei o ritmo dessa música esplendido adorei, é bem ritmada, e achei ela bem interessante também pois ela expressa com palavras uma emoção, inexplicável muito legal a música bela postagem

    ResponderExcluir
  40. Essa cançao é realmente muito bem estruturada e é impressionante a forma com que Caetano utiliza as figuras de linguagem a favor do poema...tornando o agradavel aos ouvidos e muito bem ritmado.
    Nos faz se sentir na própia festa... incrível...
    /o/
    maria rafaela- 9ºano G

    ResponderExcluir